27/07/2025

Prolongamento do Quebra-Mar do Porto de Leixões

 

Prolongamento do Quebra Mar Exterior e das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões 


A empreitada integra fundamentalmente 3 frentes distintas:


Prolongamento do quebra-mar exterior, numa extensão de 300 metros, composto por solução estrutural convencional de quebra-mar de taludes.

Acessibilidades marítimas, contemplando o aprofundamento do canal de acesso e da bacia de rotação, por dragagem de material incoerente e rochoso, para além da demolição parcial do Molhe Norte, numa extensão de 80 metros e reacondicionamento da sua testa em posição mais recuada.

Reparação da caleira técnica, entre o enraizamento do quebra-mar exterior e o Posto A, órgão este dedicado à passagem de condutas do Terminal Petroleiro de Leixões.


Dragagens: 3 044 843 m3

Enrocamentos: 599 303 m3

Blocos “Antifer” 680 kN: 3 559 un

Blocos “Antifer” 800 kN: 2 472 un

Blocos “Antifer” 400 kN: 186 un

Betão: 182 188 m3

Demolições: 13 595 m3

Reaproveitamento de enrocamentos existentes: 1 393 m3










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