Rio, a cidade do Chico
Restaurante Tia Palmira Barra de Guaratiba
"Até agora só pensei no restaurante da Tia Palmira, em Guaratiba". Tia Palmira é uma tradição do bairro de Guaratiba conhecido pelos restaurantes rústicos que servem peixes e frutos do mar.
A tia Palmira foi a primeira das "tias" (em geral cozinheiras, mulheres de pescadores) de Barra de Guaratiba. Começou nos anos 1970 a fazer o localmente conhecido PF (prato-feito) para surfistas numa época em que a Barra de Guaratiba era ainda menos frequentada.
A fama espalhou-se e a Tia Palmira criou o menu de degustação.
Foi pioneira e tornou-se a "tia" mais cara (hoje o menu custa 45 reais por pessoa) e uma referência para as famílias cariocas e turistas estrangeiros no fim-de-semana. Catarina Soares do Carmo, que trabalha com Tia Palmira desde o início, lembra que Chico Buarque vinha com toda a famíilia quando as filhas ainda eram pequenas.
" Está vendo aquele caminho lá ? - aponta - Tinha uma casa para lá.
De vez em quando ainda aparece mas não como antes".
Com Tia Palmira afastada por motivos de saúde há uns dois anos (ainda mora em cima do restaurante), a experiência não é mais tão calorosa nem deliciosa.
Para quem nunca foi, no entanto, ainda vale a pena degustar entradas de camarão frito, pastel de camarão, casquinha de siri e mais de dez pratos, como bobó, vatapá, moqueca de peixe, lulas refogadas e risoto de frutos do mar.
Antes da entrada, é servido um caldinho de sururu.
E de sobremesa um menu de doces caseiros.
Quem quiser experimentar as outras tias, não é difícil encontrá-las.
Uma alternativa é tentar o Bira, restaurante de um dos filhos de Palmira de Souza Leal.
A casa do filho da Tia Palmira fica em frente da a Restinga da Marambaia.
O menu é à la carte com pastel de camarão e siri, filé de robalo com arroz de camarão ou moqueca de camarão, ou ainda o arroz de frutos do mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário