Blog Gazeta de Espinho

11/01/2026

Ourém

 

Ruas em Ourém


O concelho recebeu foral em 1180, atribuído pela infanta D. Teresa de Portugal, Condessa da Flandres, filha do rei D. Afonso Henriques e da rainha Mafalda de Saboia. 


Nesse documento refere-se que aquele lugar se chamava em latim Auren.

No documento de doação do eclesiástico em 1183 por D. Teresa, afirma-se que o local onde foi construído o castelo anteriormente se chamava Abdegas: 

"Aprouve-me fazer testamento do eclesiástico de Ourém, que antes se chamava Abdegas". 

No entanto, no foral de Leiria de 1142 a palavra Ourém (Portus de Auren) já era referida, pela primeira vez, como limite territorial do termo de Leiria, e parece indicar um curso de água, correspondente à ribeira de Seiça. 

Em 1159 na doação do Castelo de Ceras, e em 1167 num documento do Bispo de Lisboa a D. Afonso Henriques sobre uma disputa territorial com os Templários, tinha voltado a aparecer Portus de Auren.

Ourém, renomeada a partir de Vila Nova de Ourém, é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, situada na antiga província da Beira Litoral. 

Integra atualmente a NUT2 Oeste e Vale do Tejo, e a NUT3 do Médio Tejo. 

A cidade de Ourém, que possui 6,023 habitantes (2021), contém território de duas freguesias, Nossa Senhora da Piedade (Ourém) e Nossa Senhora das Misericórdias.

















Sem comentários: