Parque Moinhos de Vento
O nome do Parque remonta ao século XVIII, quando o mineiro Antônio Martins Barbosa estabeleceu na região, em uma parte elevada da avenida Independência, o seu moinho de vento.
Na época, o trigo era um produto de grande importância econômica para o povo da freguesia de Nossa Senhora de Madre de Deus, que se tornou cidade de Porto Alegre em 1822
Antes de tornar-se parque, o atual Parcão era ocupado por um hipódromo.
No final do século XIX, Porto Alegre tinha quatro hipódromos, sendo um deles o Prado Independência, que funcionou de 1854 a 1959.
Na época, o turfe foi muito popular.
Tendo perdido espaço para o futebol, somente o hipódromo Independência conseguiu se preservar e logo passou a ser chamado de Hipódromo Moinhos de Vento. Porém, este não conseguia mais dar conta da demanda com sua limitada estrutura, e o Jockey Club do Rio Grande do Sul se viu obrigado a procurar um novo lugar para suas atividades, fundando o Hipódromo do Cristal, na zona sul da cidade.
Atentos à necessidade e aos benefícios de áreas verdes na cidade, foram o jornalista Alberto André e os vereadores Germano Petersen Filho, Mariano dos Santos e Say Marques que decidiram transformar a área do hipódromo Moinhos em um "jardim público".
Em 8 de março de 1960, na Câmara dos Vereadores, Petersen Filho pediu ao então prefeito José Loureiro da Silva um estudo para a criação de um parque.
O decreto 2419 de 10 de setembro de 1962 desapropiou a área do Jockey Clyb,de modo que o pagamento da compra foi realizado em três formas: em dinheiro, em quitação e em resgate de taxas.
Por fim, o decreto 3703 de 9 de novembro de 1972 oficializou a denominação da área:
Parque Moinhos de Vento.
Além do hipódromo, funcionou também no parque, até o ano de 1954, o Estádio da Baixada, pertencente ao Grêmio, o qual inaugurou o Estádio Olímpico Monumental naquele mesmo ano, no bairro Azenha.
Em 2016, cerca de 100 mil pessoas se reuniram no parque durante os protestos contra o governo Dilma Rousseff,e o local acabou virando palco de protestos subsequentes.