29/05/2025

Linha do Douro



Linha do Douro



A Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal, de bitola ibérica, que liga Ermesinde ao Pocinho, numa extensão de cerca de 160 Km. 


A linha segue principalmente o vale do Rio Douro, de onde retira o nome, e na sua extensão máxima terminava na fronteira com Espanha junto a Barca d'Alva, totalizando cerca de 200 km. 

Começou a ser construída em 1875, chegou a Penafiel ainda nesse ano, e foi concluída em 9 de Dezembro de 1887, com a inauguração do troço até Barca d'Alva e La Fregeneda, já em Espanha.

 Em final de ano foi inaugurada a Linha internacional de Barca d'Alva-La Fregeneda a La Fuente de San Esteban desde esta estação até à rede que liga com Salamanca, em La Fuente de San Esteban.

 A ligação internacional foi encerrada em 1 de Janeiro de 1985, e o lanço entre Pocinho e Barca d'Alva fechou em 18 de Outubro de 1988.

 Na década de 1990, iniciou-se um programa de modernização de parte da Linha do Douro, que incluiu a duplicação da via férrea.

 A Linha do Douro foi o ponto de origem dos quatro caminhos de ferro de via métrica na região de Trás-os-Montes: a Linha do Tâmega, de Livração a Arco de Baúlhe, a Linha do Corgo, da Régua a Chaves, a Linha do Tua, de Foz Tua a Bragança, e a Linha do Sabor, do Pocinho a Miranda do Douro.

 A Linha do Douro é considerada a mais bela em Portugal, e por isso a que tem mais potencialidades turísticas, sendo por isso percorrida parcialmente por comboios históricos rebocados por locomotivas a vapor.




Planetário de Marinha

 


Planetário de Marinha